Página inicial        O que é a AFSC        Vendas sob ofertas        Encontros        Sócios        Como colecionar
 

Associação Filatélica e Numismática de Santa Catarina

C O M O   C O L E C I O N A R

N U M I S M Á T I C A

  1. Introdução   (Nesta página)
  2. Histórico
  3. Como colecionar
  4. Um exemplo: Colecionando cédulas brasileiras
  5. Terminologia
  6. Formas de expor
  7. Estimativa de dispêndios
  8. Recomendações finais

Introdução
 

Colecionar cédulas e moedas é um passatempo que deve ser incentivado e difundido.

Numismática (do grego nomisma, através do latim numisma, moeda) é uma ciência auxiliar da história que tem por objetivo o estudo das moedas, cédulas e medalhas. Porém, na atualidade, o termo “numismática” é empregado como sinônimo de colecionismo de moedas, cédulas e medalhas.

O primeiro conselho a ser dado ao iniciante na atividade numismática seria o de adquirir um catálogo. É no catálogo que o interessado conhecerá as várias cédulas e moedas que circularam ou estão em curso legal, bem como terá uma noção de preços. De modo geral, as mais “caras” serão aquelas mais difíceis de serem encontradas.

A seguir, o principiante deverá definir o que pretende colecionar. Para isso, será preciso um método. Por exemplo, se optar pelas moedas brasileiras, a coleção poderá abranger o período colonial, do império e da república, ou um deles. A opção, ainda no caso de moedas, poderá ser por um metal, por exemplo, moedas de ouro, ou de prata, ou de bronze. Geralmente se começa pelo período mais recente, para depois retroceder historicamente.

A moeda ou cédula, para figurar numa coleção, deve ser tanto mais perfeita quanto é mais comum. As peças mais fáceis de serem encontradas devem ser as mais bonitas quanto ao estado de conservação. Se não for possível encontrar uma muito bonita, o colecionador dverá deixar, na coleção, a que possuir, aguardando a vez de ser substituída.

O colecionador não deve contentar-se com qualquer cédula ou moeda. As cédulas não podem estar sujas, rasgadas, amassadas ou dobradas. As moedas não devem estar gastas, riscadas e, muito menos, furadas ou restauradas. Sem pressa, o colecionador deve adquirir as peças com cautela, estudando e aprendendo sobre cada uma delas.

Cédulas devem ser guardadas em envelopes plásticos, de boa qualidade.

Moedas e medalhas devem ser guardadas em envelopes de papel, de boa qualidade. Casas especializadas comercializam esse material. Pastas plásticas são recomendadas para o transporte das peças.


 
Voltar ao topo  
A F S C - Associação Filatélica de Santa Catarina - Todos os direitos reservados.
Última atualização em novembro/2008