Página inicial        O que é a AFSC        Vendas sob ofertas        Encontros        Sócios        Como colecionar
 

Associação Filatélica e Numismática de Santa Catarina

C O M O   C O L E C I O N A R

N U M I S M Á T I C A

  1. Introdução
  2. Histórico
  3. Como colecionar
  4. Um exemplo: Colecionando cédulas brasileiras   (Nesta página)
  5. Terminologia
  6. Formas de expor
  7. Estimativa de dispêndios
  8. Recomendações finais

Como colecionar

Um exemplo: Cédulas brasileiras
 

PRIMEIRO PASSO

O primeiro passo para iniciar uma coleção SIMPLES de cédulas do Brasil, é começar adquirindo uma cédula de cada valor, neste caso estamos falando de cédulas brasileiras, da 1ª e 2ª estampas (ABN, TLR, CMB) ou seja ABN = American Bank Note Company / TLR = Thomas De La Rue Company Limited / CMB = Casa da Moeda do Brasil.


SEGUNDO PASSO

O segundo passo será um pouco mais complicado por isto poderemos considerar uma coleção mais difícil de ser feita pois iremos tratar agora de uma coleção por Micro Chancelas (Assinaturas), esta fase será mais demorada pois existem cédulas que não são fáceis de se conseguir, pois existem assinaturas que são muito escassas ou mesmo raras e é aí que com um pouco de paciência e dedicação, a sua coleção irá adquirindo um sabor muito especial e você aos poucos acabará conseguindo fechar todas as assinaturas, completando assim uma coleção com 269 unidades ou seja iniciando com o padrão monetário Cruzeiro até o Real, que tenho absoluta certeza, além de muito valiosa, irá fazer inveja aos seus amigos e admiradores da arte de colecionar cédulas.


TERCEIRO PASSO

Bem tendo concluído esta belíssima coleção, não estará tudo acabado. Agora você estará muito mais experiente no assunto, adquiriu um conhecimento maior do que já tinha e o melhor está ainda por vir, uma vez que você conhece muito bem a sua coleção, o seu grande desafio agora será o de conseguir as cédulas com asterisco (*) ou as chamadas cédulas de reposição. Continuando ainda a ampliação de sua coleção, você poderá optar pelas variantes tais como : MÓDULO MAIOR ; CÉDULAS APROVEITADAS ; MODÊLOS ; CÉDULAS COM DEFEITOS, ou se você preferir poderá iniciar uma coleção do padrão MIL RÉIS.


INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Ao iniciar a sua coleção de cédulas não se esqueça que as mesmas devem ser tratadas como preciosas jóias pois a sua valorização atual e principalmente futura dependerá de como você irá tratá-las. Com estas informações eu aqui espero colaborar com você dando-lhe algumas dicas muito importantes: * Guarde-as de forma muito segura * Procure adquirir um ÁLBUM com folhas de plástico PVC ou CRISTAL com divisões nacional ou importado, estas folhas servirão para você guardar suas cédulas (este material é encontrado em lojas especializadas). * Evite manusear com freqüência as cédulas e ao mostrá-las aos seus amigos, não deixe que eles as retirem do álbum. * Conserve seu álbum em ambiente neutro, de preferência em armários de madeira ou locais onde a temperatura não varie e se precisar de alguma informação mais profunda, procure ajuda com um comerciante de sua confiança para que você faça corretamente uma valiosa COLEÇÃO DE CÉDULAS.


 
Voltar ao topo  
A F S C - Associação Filatélica de Santa Catarina - Todos os direitos reservados.
Última atualização em dezembro/2007