Página inicial        O que é a AFSC        Vendas sob ofertas        Encontros        Associados        Como colecionar
 

Associação Filatélica e Numismática de Santa Catarina

C O M O   C O L E C I O N A R

M A X I M A F I L I A

  1. Introdução
  2. Histórico   (Nesta página)
  3. Como colecionar
  4. Formas de expor
  5. Estimativa de dispêndios
  6. Algumas recomendações

Histórico
 

Segundo alguns estudiosos do assunto, o embrião da Maximafilia foi o T.C.V. (iniciais de Timbre Côté Vue, em francês - cuja tradução livre é "selo no lado da paisagem"). A bem da verdade, T.C.V. era um "aviso" escrito na área reservada ao selo de um cartão-postal para notificar o empregado dos correios que o selo fora aplicado no anverso. Isso porque, nas primeiras décadas do século XX, era prática comum a colocação do selo na face da imagem de cartões-postais. Dessa forma, tanto o selo como a estampa poderiam ser visíveis quando o cartão fosse montado num álbum.
O primeiro cartão T.C.V. conhecido foi postado na Grécia, em 1896.

Por entender que essa prática contrariava as normas das Administrações Postais, a UPU, em 1934, proibiu o procedimento, exigindo que os correios somente dessem curso aos postais enviados com o selo fixado no verso. Mas a prática já havia evoluído para a "concordância máxima", quando imagem, selo e carimbo concordavam (o primeiro uso conhecido do termo "postal máximo" foi em 1932).

Colocar selos sobre a imagem de um cartão foi sempre mais popular entre filatelistas do que entre colecionadores de cartões-postais, que tendem a preferir seus cartões em condições "MINT" (em seu estado original, em perfeitas condições). A FIP (Federação Internacional de Filatelia) interessou-se pelo assunto e criou, em 19??, uma classe provisória, chamada "Maximafilia", em paralelo com as diversas classes já consagradas da filatelia.

Com o passar do tempo, a Maximafilia adquiriu autonomia, passando à classe especializada e, como tal, aceita em competições filatélicas.


 
Voltar ao topo  
A F S C - Associação Filatélica de Santa Catarina - Todos os direitos reservados.
Última atualização desta página em setembro/2011