Página inicial        O que é a AFSC        Vendas sob ofertas        Encontros        Associados        Como colecionar
 

Associação Filatélica e Numismática de Santa Catarina

C O M O   C O L E C I O N A R

M A X I M A F I L I A

  1. Introdução
  2. Histórico
  3. Como colecionar   (Nesta página)
  4. Formas de expor
  5. Estimativa de dispêndios
  6. Algumas recomendações

Como colecionar
 

Composto de três elementos - cartão-postal, selo e carimbo -, o máximo postal pode constar em três tipos de coleções diferentes, ou seja, Cartofilia, Filatelia e Marcofilia.

A MAXIMAFILIA é a arte de colecionar exclusivamente máximos postais. Ela é considerada uma "classe" da Filatelia.

O máximo postal possui características próprias. Cada um de seus elementos deve cumprir alguns requisitos para que a peça seja reconhecida como um máximo postal e aceito nas competições. Vejamos:
O cartão-postal deve ter o tamanho mínimo de 9 x 14 cm, podendo chegar a 10,5 x 15 cm. O postal deve estar disponível no mercado antes do lançamento do selo escolhido.
O selo, além de guardar concordância com o postal, deve estar no período de validade para portear uma correspondência.
O carimbo deve ser aplicado durante o período de validade do selo, preferencialmente, em data próxima de sua emissão. A ilustração (se houver) e o local da obliteração do selo devem relacionar-se diretamente com o motivo do selo e do cartão-postal.

Para competições filatélicas, as regras a serem obedecidas na preparação de um máximo postal estão estabelecidas no Regulamento Especial das Participações de Maximafilia da FIP (SREV) e nas Diretrizes para a Avaliação das Participações de Maximafilia nas exposições FIP (Guidelines). Tais regras têm propiciado discussões principalmente por serem consideradas, por alguns, restritivas e até mesmo exageradas.
Apesar da existência dessas regras, algumas Administrações Postais continuam editando cartões-postais cuja estampa reproduz exatamente o desenho do selo, o que não é aceito pela FIP. Como exemplo, as Administrações Postais da Inglaterra e do Principado de Liechtenstein chegam a reproduzir até mesmo o formato do picote dos selos.

No Brasil, a ECT editou muitos máximos postais, considerados "oficiais", no período de 1973 (RHM MAX-1, C-779, Cabo submarino) a 1997 (RHM MAX-202, C-2028, Campanha contra a AIDS). Posteriormente, limitou-se a editar alguns cartões-postais que se prestam muito bem como suporte para máximos postais.

Uma das grandes virtudes da Maximafilia, que a torna mais fascinante, é a de possibilitar ao colecionador que exerça sua criatividade e que possa, dentro das regras estabelecidas, elaborar seu máximo postal único, exclusivo - satisfação que só é garantida àqueles que tiveram a oportunidade de, após encontrar o postal ideal, levar sua peça à agência postal para ser obliterada, transformando-a no tão almejado máximo postal.
Muitas vezes, existe a dificuldade de se encontrar o postal adequado. Ou então, quando se consegue, pode acontecer de o carimbo não estar mais disponível para obliteração.

Essa dificuldade acarretou a organização de grupos de colecionadores com representantes em várias regiões do país, para que seus membros possam ajudar-se mutuamente, na busca dos postais para criação de máximos e até para a divisão das decorrentes despesas.


 
Voltar ao topo  
A F S C - Associação Filatélica de Santa Catarina - Todos os direitos reservados.
Última atualização desta página em setembro/2011