Página inicial        O que é a AFSC        Vendas sob ofertas        Encontros        Sócios        Como colecionar
 

Associação Filatélica e Numismática de Santa Catarina

C O M O   C O L E C I O N A R

F I L A T E L I A

  1. Introdução
  2. Histórico
  3. Como colecionar
  4. Terminologia
  5. Formas de expor
  6. Estimativa de dispêndios   (Nesta página)
  7. Recomendações finais

Estimativa de dispêndios
 

Muitas vezes escutamos que colecionar é caro, é para ricos. É importante esclarecer que realmente existem selos muito caros. Alguns leilões internacionais noticiam a venda de selos por mais de 1 milhão de dólares, mas existem, em grandes quantidades, selos cujos valores não passam de alguns centavos.

Quem está começando, terá a oportunidade de aquirir grande quantidade de selos com poucos gastos.

Aqueles que tiverem motivação e recursos financeiros poderão direcionar-se para a compra dos selos caros, mas pode-se tranquilamente ter uma coleção interessante, bem apresentada e com bastante estudo, com selos baratos.

Exemplificadamente, uma coleção temática constituída de 80 folhas sobre navegação, incluídos os materiais acessórios, poderá ser montada com custos da ordem de US$1.000,00. Aperfeiçoando-se a coleção para torná-la competitiva em exposições, seu custo estará na ordem de US$10.000,00, variando para mais ou para menos, em função do objetivo colimado.

Convém esclarecermos alguns detalhes do valor dos selos:

O valor dos selos é conhecido através dos catálogos, livros editados anualmente por firmas especializadas, nos quais cada selo tem o valor de comercialização, tanto em estado sem carimbo, como carimbado.

A valorização dos selos é fruto da lei da oferta e da procura. De modo geral, quanto menor for a tiragem relacionada com a procura, mais probabilidade haverá de um selo ficar valorizado.

Filatelia não é investimento financeiro. Para o colecionador, Filatelia é fonte de cultura e de lazer, uma arte. Filatelia só é investimento financeiro para os comerciantes filatélicos, profissionais desta área do colecionismo que nos auxiliam na busca de peças para nossas coleções.

Por fim, esclarecemos que o colecionador não deve ficar preocupado se os seus selos estão valorizando ou não. O importante é saber se os seus selos lhe proporcionam prazer. Se isto acontecer, não há preço no mundo que pague a sua coleção.


 
Voltar ao topo  
A F S C - Associação Filatélica de Santa Catarina - Todos os direitos reservados.
Última atualização em maio/2005