Página inicial        O que é a AFSC        Vendas sob ofertas        Encontros        Sócios        Como colecionar
 

Associação Filatélica e Numismática de Santa Catarina

C O M O   C O L E C I O N A R

F I L A T E L I A

  1. Introdução
  2. Histórico
  3. Como colecionar
  4. Terminologia   (Nesta página)
  5. Formas de expor
  6. Estimativa de dispêndios
  7. Recomendações finais

Terminologia
 

AMINCI: É o selo com papel esfolado em um ou diversos lugares, com diminuição da espessura do papel.

AEROGRAMA: Missiva circulada, por via aérea, com selos e carimbos especiais. Atualmente, pré-franqueado, ele compõe um envelope, vendido por várias administrações postais.

BLOCO COMEMORATIVO: É uma emissão oficial comemorativa, composta de um ou mais selos impressos em pequena folha, podendo ser usado no todo ou em parte. O selo pode ser picotado ou não. É o feuillet dos franceses e o souvenir sheet dos ingleses.

CABEÇAS-OPOSTAS: Quando na folha um selo é impresso invertido em relação ao que lhe fica logo abaixo ou ao lado, um par deles constitui o que chamamos cabeças opostas ou tête-bêche, segundo os franceses.

CARIMBO MUDO: Carimbos antigos, feitos geralmente de rolha, sem quaisquer dizeres, com desenhos específicos, destinados apenas a impedir a reutilização dos selos, sem finalidade de identificação postal.

ERRO: É a variação existente em um selo, capaz de diferenciá-lo dos demais, seja em decorrência da impressão, da perfuração, da composição, da chapa ou de outro motivo que lhe tenha dado origem.

FERRUGEM: Manchas que aparecem nos selos, com o tempo, produzidas por fungos. É possível eliminar a ferrugem através de lavagem química. A ferrugem é progressiva, podendo danificar irremediavelmente os selos.

FILIGRANA: Marca visível, existente na trama do papel, quando o selo é colocado contra a luz ou mediante o emprego da benzina, no filigranoscópio – recipiente, não muito profundo, de cor preta.

FOSFORESCENTE: Tipo de papel com substância luminescente, visível facilmente com a lâmpada de quartzo.

FRAGMENTO: Pedaço de envelope ou carta, contendo selo carimbado.

LEGENDA: Inscrições que aparecem nos selos.

MARGEM: Espaço entre o desenho do selo e seu contorno.

MÁXIMO POSTAL: Peça filatélica formada por cartão, selo aposto ao cartão e carimbo, todos eles se referindo ao motivo do selo.

PICOTE: Seqüência de furos ou dentes que delimitam um selo. Eles são obtidos por meio de máquinas especiais e se destinam a facilitar a separação dos selos.

PRÉ-OBLITERADO: Selo já vendido com a obliteração, feita pelo Correio.

REINCISO: Selo onde aparecem sinais de dupla impressão, parcial ou total, em alguns pontos da gravura.

SOBRECARTA: Invólucro da carta, o mesmo que envelope.

TIRAGEM: Quantidade de selos que compõem uma emissão.

VARIEDADE: É a presença de variações verificadas em relação ao selo-tipo de uma emissão, decorrentes da impressão. Há variedades de cor, características do desenho, filigranas diferentes, etc. Algumas variedades são catalogadas.


 
Voltar ao topo  
A F S C - Associação Filatélica de Santa Catarina - Todos os direitos reservados.
Última atualização em maio/2005