Aspecto do 97º Encontro
Aspecto do 97º Encontro
Visão panorâmica da 9ª PHILCAT
Cerimônia de entrega das premiações aos participantes da 9ª PHILCAT
Entrega do Grande Prêmio da 9ª PHILCAT a Wanderley de Paula Medeiros, de Florianópolis. A entrega está sendo feita por Célio Fischer, de Jaraguá do Sul
Automotriz, popularmente conhecida aqui no Brasil por "litorina". Trata-se de um vagão de estrada de ferro dotado de propulsão própria, usado somente para transporte de passageiros. São mais rápidas, cômodas e leves que os trens normais. As primeiras automotrizes possuíam propulsão através de motor a gasolina, outras com motor elétrico, mas a grande maioria - especialmente as mais recentes - com motor a diesel.
Em fevereiro de 1944, a direção da rede Viação Paraná - Santa Catarina colocava em circulação a primeira automotriz entre a Vila Corupá (então distrito pertencente a Jaraguá do Sul) e São Francisco do Sul. Ficou conhecida como "jardineira", por ter seus bancos de madeira. Tinha capacidade para 16 passageiros e era movida à gasolina.
Às 8:40 da manhã iniciava na Vila Corupá sua viagem, passando às 9:00 na estação da localidade de Retorcida (atual Nereu Ramos, bairro de Jaraguá do Sul), 9:20 em Jaraguá do Sul, 9:35 em Bananal (atual Guaramirim), 10:00 em João Pessoa (atual localidade de Caixa D'Água), 10:22 em Joinville, 10:45 em Parati (atual Araquari) e finalmente a chegada em São Francisco do Sul, às 11:20 horas. O retorno iniciava às 15:00. A distância de 96 km era percorrida em 2:40, numa velocidade média de 36 km/h. A primeira automotriz "jardineira" operou durante um ano.
A automotriz prefixo MH7006, retratada no carimbo alusivo à 9ª PHILCAT, é um RDC - Rail Diesel Car, fabricada na Philadelfia (EUA), em 1962. O peso deste modelo é de 35 toneladas, sendo dotada de um possante motor a diesel, que a leva a atingir a velocidade máxima de 45 km/h. Podia acomodar 48 passageiros sentados e tinha uma cozinha integrada.
Este veículo iniciou suas viagens em maio de 1984, com dois roteiros diários. O primeiro saindo de Corupá às 6:30, com destino a São Francisco do Sul, retornando à Corupá às 14:40. O segundo, com saída de Corupá às 16:05 com destino a Joinville, de lá retornando às 19:45. A automotriz, prefixo MH7006, circulou pela última vez em 03 de novembro de 1990, neste trajeto, após a Rede Ferroviária Federal SA - RFFSA ter decidido desativar as automotrizes, em função do alto custo de manutenção.
Pesquisa: Célio Fischer.