97º ENCONTRO

Abertura Oficial da 9ª PHILCAT pelos Srs. Roberto João Eissler (esquerda), Presidente do Clube Filatélico e Numismático de Jaraguá do Sul, e Curt Donner, Presidente da FEFINUSC.


Aspecto do 97º Encontro


Aspecto do 97º Encontro


Visão panorâmica da 9ª PHILCAT


Cerimônia de entrega das premiações aos participantes da 9ª PHILCAT


Entrega do Grande Prêmio da 9ª PHILCAT a Wanderley de Paula Medeiros, de Florianópolis. A entrega está sendo feita por Célio Fischer, de Jaraguá do Sul


A AUTOMOTRIZ - Edital do Carimbo

Automotriz, popularmente conhecida aqui no Brasil por "litorina". Trata-se de um vagão de estrada de ferro dotado de propulsão própria, usado somente para transporte de passageiros. São mais rápidas, cômodas e leves que os trens normais. As primeiras automotrizes possuíam propulsão através de motor a gasolina, outras com motor elétrico, mas a grande maioria - especialmente as mais recentes - com motor a diesel.

Em fevereiro de 1944, a direção da rede Viação Paraná - Santa Catarina colocava em circulação a primeira automotriz entre a Vila Corupá (então distrito pertencente a Jaraguá do Sul) e São Francisco do Sul. Ficou conhecida como "jardineira", por ter seus bancos de madeira. Tinha capacidade para 16 passageiros e era movida à gasolina.

Às 8:40 da manhã iniciava na Vila Corupá sua viagem, passando às 9:00 na estação da localidade de Retorcida (atual Nereu Ramos, bairro de Jaraguá do Sul), 9:20 em Jaraguá do Sul, 9:35 em Bananal (atual Guaramirim), 10:00 em João Pessoa (atual localidade de Caixa D'Água), 10:22 em Joinville, 10:45 em Parati (atual Araquari) e finalmente a chegada em São Francisco do Sul, às 11:20 horas. O retorno iniciava às 15:00. A distância de 96 km era percorrida em 2:40, numa velocidade média de 36 km/h. A primeira automotriz "jardineira" operou durante um ano.

A automotriz prefixo MH7006, retratada no carimbo alusivo à 9ª PHILCAT, é um RDC - Rail Diesel Car, fabricada na Philadelfia (EUA), em 1962. O peso deste modelo é de 35 toneladas, sendo dotada de um possante motor a diesel, que a leva a atingir a velocidade máxima de 45 km/h. Podia acomodar 48 passageiros sentados e tinha uma cozinha integrada.

Este veículo iniciou suas viagens em maio de 1984, com dois roteiros diários. O primeiro saindo de Corupá às 6:30, com destino a São Francisco do Sul, retornando à Corupá às 14:40. O segundo, com saída de Corupá às 16:05 com destino a Joinville, de lá retornando às 19:45. A automotriz, prefixo MH7006, circulou pela última vez em 03 de novembro de 1990, neste trajeto, após a Rede Ferroviária Federal SA - RFFSA ter decidido desativar as automotrizes, em função do alto custo de manutenção.

Pesquisa: Célio Fischer.