Página inicial


Boletim Filatélico n. 50
Boletins AFSC




Anúncios
classificados



Links
selecionados




Caderno
de anotações




FLORIPA
2008
O que é a AFSC        Vendas sob ofertas        Encontros        Sócios        Como colecionar
 

Associação Filatélica e Numismática de Santa Catarina


Diretrizes para Coleções de UM QUADRO

Formato definitivo publicado pela FIP - Federação Internacional de Filatelia
- Edição número 100 de sua publicação FLASH, de 2007, página 12.


1) Propósitos das Coleções de UM QUADRO:
a) - descobrir novos expositores;
b) - proporcionar aos expositores existentes a oportunidade de preparar coleções de um assunto limitado ou de um tema muito reduzido;

2) Princípios de uma coleção de UM QUADRO:
As exibições de UM QUADRO devem ser baseadas em um assunto ou tema que possa ser muito bem tratado em UM QUADRO; em uma ou duas franquias postais ou em uma pequena série de selos, em um bem pequeno assunto de história postal, de inteiros postais, aerofilatelia, astrofilatelia, fiscais, etc. Para a Classe TEMÁTICA, só um tema muito reduzido pode ser aceito. Um resumo de um padrão corrente existente em vários quadros de uma coleção é totalmente inaceitável.

3) Exibições de UM QUADRO podem ser oriundas de todas as Classes Competitivas da FIP, exceto das Classes de Literatura e Juvenil.

4) Exibições de UM QUADRO podem ser apresentadas, não só por iniciantes, como por experientes expositores. Para os iniciantes, é muito importante que sua exibição de UM QUADRO tenha um tratamento justo e correto, especialmente nas exposições filatélicas regionais e nacionais. É da responsabilidade dos Jurados ou do grupo de jurados, diferenciar e reconhecer com justiça o nível e qualidade da exibição de UM QUADRO e fazer toda a sua avaliação corretamente. O mínimo de 80 pontos e a Medalha de VERMEIL qualifica uma coleção para as Exposições Filatélicas FIP internacionais ou mundiais.

5) São os seguintes os critérios e pontuações para a avaliação de uma exibição de UM QUADRO e que são usadas nas Exposições FIP:
Tratamento e Importância - 30 pontos Conhecimento Filatélico/Temático, Pesquisa e Estudos pessoais - 35 pontos Condição e Raridade - 30 pontos Apresentação - 5 pontos Total - 100 pontos

6) Prêmios para Exibições de UM QUADRO são concedidos da seguinte forma:
90 pontos ou mais - Ouro
80 a 89 pontos - Vermeil
70 a 79 pontos - Prata
60 a 69 pontos - Bronze
Abaixo de 59 pontos - Certificado de Participação.
A melhor coleção de UM QUADRO, na Classe, também pode ser premiada.

7. Para as Exibições de UM QUADRO, Certificados de Medalhas de Ouro, Vermeil, Prata ou Bronze, medalhas não metálicas (físicas), serão entregues com indicação "UM QUADRO". O prêmio para a melhor coleção de UM QUADRO na Classe também pode ser concedido.

8. Penalidades para as Exibições de UM QUADRO (e seus proprietários).
A penalidade para uma escolha incorreta de assunto ou tema, não apropriado para uma exibição de UM QUADRO, dependerá do grau de incorreções ou de inapropriadas lacunas no conceito assunto/tema que podem alcançar pelo menos 5 pontos.

9. Qualificação de uma Exibição de UM QUADRO para as Exposições FIP.
As exibições de UM QUADRO devem ser qualificadas em Exposições Filatélicas Nacionais. É uma obrigação para a coleção de UM QUADRO receber uma pontuação de pelo menos 80 pontos em alguma Classe de Competição.

10. Limite de participação das Coleções de UM QUADRO nas Exposições FIP.
O número de participantes e de coleções 'UM QUADRO' qualificadas depende da infra-estrutura da Exposição. É o Comitê Organizador que tem que decidir sobre o limite de coleções UM QUADRO, bem como estabelecer, por exemplo, a taxa em dobro para a participação de UM QUADRO. Depende também das instruções e/ou recomendações do Consultor FIP. Coleção de UM QUADRO deve ser exposta não mais que 3 (três) vezes. Normalmente, não mais que 50 (cinqüenta) coleções de UM QUADRO devem ser mostradas nas Exposições Filatélicas internacionais FIP, na geral e na especializada. Essa quantidade representa não mais do que 1% a 1,5% do número de quadros de exposição para as classes de competição.

11. Exemplos de boas coleções de UM QUADRO
Filatelia Tradicional
a) O uso do primeiro selo americano para pagar porte.
b) Formulário de Carta Aérea (1941-1945) pelos prisioneiros Neozelandeses na II Guerra Mundial.
c) Circulação pecuniária das Taxas Devidas e Portes, pagos antecipadamente na Polônia.
d) O Gênesis, o desenvolvimento e o uso postal do selo do Campo Blindado de Rishon le Zion.
e) A Spartakiada de 1935 na União Soviética, ou A Olimpíada que Nunca Aconteceu.

Filatelia Temática
a) GO - o Jogo Cultural e Social.
b) Eu sou uma Girafa - Os Altos e Baixos de ser um Animal Grande.


Voltar para a página UM QUADRO


Voltar ao topo  
A F S C - Rua dos Ilhéus, 118 sobreloja 9   -   Ed. Jorge Daux
Fone/fax: (48)3222-2748   -   CEP 88.010-560 - Florianópolis - SC
Todos os direitos reservados.   Última atualização em dezembro/2008