Página inicial


Boletim Filatélico n. 50
Boletins AFSC




Anúncios
classificados



Links
selecionados




Caderno
de anotações
O que é a AFSC        Vendas sob ofertas        Encontros        Associados        Como colecionar
 

Associação Filatélica e Numismática de Santa Catarina


 
 


AS MEDALHAS CONTAM A HISTÓRIA DO BRASIL - VI
 

 


Tomada de Cayenna - 1809
 

 

 
Como reação à tomada de Portugal pelas tropas francesas, o Príncipe Regente D. João mandou uma tropa para a tomada da Guiana Francesa. Essa expedição partiu de Belém do Pará no dia 8 de Outubro de 1808, comandada pelo Tenente Coronel Manoel Marques Elvas Portugal, era composta por 600 homens embarcados na escuna "General Magalhães" e nos "cutters" "Vingança" e "Leão" além de mais seis pequenos navios.
No dia 13 de Novembro, junto do Cabo Norte, reuniu-se à expedição, a corveta inglesa "Confidence" e os "brigues" portugueses "Voador" e "Infante D. Pedro" e mais alguns pequenos navios. Toda a operação no mar era comandada por Sir James Lucas Yeo, comandante da "Confidence" e as operações em terra por Marques Elvas.
As batalhas tiveram inicio no dia 15 de dezembro quando houve o desembarque em Approuague, desalojando o destacamento francês. Nessa batalha foi ferido Luiz da Cunha Moreira o comandante do brigue "Infante D. Pedro". No dia 23 de dezembro, a frota brasileira captura a escuna francesa "Petite Adele" depois de intenso combate.
No dia 7 de Janeiro de 1809, 550 soldados brasileiros, 20 marinheiros portugueses e 80 marinheiros ingleses desembarcam no rio Mahuri tomando no mesmo dia as fortificações de Fort Diamant e a de Fort Degas des Cannes. Entrando pelo canal Criques Fouillée foram tomadas mais 3 posições francesas. No dia seguinte foram tomadas outras fortificações no canal Farcy e a partir do dia 9 iniciou-se um cerco à cidade de Cayenna que capitulou no dia 12.
A partir do dia 14, com a entrada das tropas na cidade, foi criada a Colônia da Guiana e Caiena administrada por João Severiano Maciel da Costa até 8 de novembro de1817 quando foi devolvida aos franceses em virtude do Tratado de Viena. No período em que esteve sob o comando luso-brasileiro, o principal legado dessa conquista foi o recolhimento de diversas espécies de arvores frutíferas e de especiarias que foi a precursora do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Para comemorar esse episódio, o Príncipe Regente mandou cunhar em Londres uma medalha distribuída a todos os que fizeram parte desse glorioso feito.

Dados Técnicos da Medalha:
Material: Prata, Prata Dourada e Cobre (quantidade desconhecida).
Tamanho: 51 mm
Peso: Prata: 70 gramas e Cobre: 60 gramas.
Gravador: Pidgeon F. (Londres)

 


 

Artigo originalmente publicado no Boletim da Sociedade Numismática Paulista número 58, de...

 

Voltar ao índice de   AS MEDALHAS CONTAM A HISTÓRIA DO BRASIL

 
 

Voltar ao topo  
A F S C - Rua dos Ilhéus, 118 sobreloja 9   -   Ed. Jorge Daux   -   CEP 88.010-560 - Florianópolis - SC
Todos os direitos reservados.   Última atualização em maio/2015