Página inicial


Boletim Filatélico n. 50
Boletins AFSC




Anúncios
classificados



Links
selecionados




Caderno
de anotações
O que é a AFSC        Vendas sob ofertas        Encontros        Associados        Como colecionar
 

Associação Filatélica e Numismática de Santa Catarina


 
 


AS MEDALHAS CONTAM A HISTÓRIA DO BRASIL - VI
 

 


Primeira Exposição Nacional - 1861
 

 

 
A 1ª. Exposição Nacional aconteceu no prédio da Escola Politécnica do Rio de Janeiro, que está retratado no reverso da medalha.
A abertura da Exposição aconteceu às 11 horas da manhã de 2 de dezembro, dia do 36º. aniversário de D. Pedro II, sendo esta a primeira festa pública em que compareceram as Princesas Isabel e Leopoldina.
A solenidade de abertura foi conduzida pelo Presidente da Exposição o Marquês de Abrantes com um discurso que terminou com as seguintes palavras: "Senhor, o dia de hoje aniversário natalício de Vossa Majestade Imperial, tem de acrescentar aos seus fastos gloriosos o da abertura desta nossa primeira exposição. Aos títulos de gratidão ao excelso príncipe, que desde o berço tem mantido a integridade e as instituições politicas do Brasil, ajuntar-se-á d'ora em diante o do nosso profundo reconhecimento ao ilustrado Monarca, que tão desveladamente promove o melhoramento material e moral do seu vasto Império".
Ao que o Imperador respondeu: "As festas da Inteligência e do trabalho são sempre motivo do mais fundado regozijo. Minhas animações nunca deixarão de procurar a quem concorre para o engrandecimento da nossa Pátria".
De fato o Imperador era um grande incentivador da Industria e da tecnologia, principalmente aquela que podia contribuir para o progresso do Brasil, ao contrario de sua bisavó, D. Maria I que decretou em 1792 a proibição total da indústria no solo brasileiro. D. Pedro II foi diversas vezes à Exposição para conhecer detalhadamente os diversos produtos apresentados, vindos de quase todas as províncias do Brasil. Registra-se também a doação de vultuosa soma de suas finanças pessoais para a sua realização.
A exposição, que foi visitada por 50.703 pessoas, foi encerrada em 15 de Janeiro de 1862, e no dia 14 de fevereiro desse mesmo ano, foram distribuídas medalhas premiais de prata e cobre para os expositores que se destacaram no evento. Mas esse é um outro assunto que fica para uma outra vez.

Dados Técnicos da Medalha:
Material: Prata e Cobre (quantidade desconhecida).
Tamanho: 51 mm
Peso: Prata: 66 gramas e Cobre: 58 gramas.
Gravador: Christian Luster

 


 

Artigo originalmente publicado no Boletim Santa Catarina Filatélica,
número 68, de agosto de 2014.


 

Voltar ao índice de   AS MEDALHAS CONTAM A HISTÓRIA DO BRASIL

 
 

Voltar ao topo  
A F S C - Rua dos Ilhéus, 118 sobreloja 9   -   Ed. Jorge Daux   -   CEP 88.010-560 - Florianópolis - SC
Todos os direitos reservados.   Última atualização em setembro/2014