Página inicial


Boletim Filatélico n. 50
Boletins AFSC




Anúncios
classificados



Links
selecionados




Caderno
de anotações
O que é a AFSC        Vendas sob ofertas        Encontros        Associados        Como colecionar
 

Associação Filatélica e Numismática de Santa Catarina


 
 


AS MEDALHAS CONTAM A HISTÓRIA DO BRASIL - V
 

 


Nadina Bulicioff - 1886
 

 

 
Nadina Bulicioff nasceu na Russia em 1856 e estudou canto lírico em Viena na Austria, de onde despontou para o mundo como uma das mais prestigiosas sopranos de sua época.
Convidada por D. Pedro II para se apresentar no Brasil, trouxe consigo o jovem maestro Arturo Toscanini para acompanha-la e reger a orquestra para suas apresentações de Aida de Verdi no Imperial Teatro D. Pedro II, no Rio de Janeiro que, após a Proclamação da República, ganhou o nome de Teatro Lírico.
Essa "aventura brasileira" foi maravilhosamente descrita no filme "O Jovem Toscanini", onde a atriz Elisabeth Taylor fez o papel de Nadina. Lembrando ainda que o jovem gênio da musica, com apenas dezenove anos, teve nessas apresentações sua primeira oportunidade de demonstrar o seu imenso talento ao reger uma orquestra sinfônica.
Como forma de agradecer à Nadina Bulicioff pelo sucesso de sua temporada, um grupo de admiradores resolveu presenteá-la com uma maravilhosa e cara jóia. Horrorizada com a escravidão, Nadina transformou o valor do presente na compra de cartas de alforria. A distribuição das cartas aconteceu durante o terceiro ato de sua apresentação final no dia 6 de agosto de 1886, ainda no palco, libertando seis escravas, na presença do Imperador, que as más línguas da época diziam ser seu amante, além de toda a nobreza e da alta burguesia.
A grande repercussão desse ato de filantropia contribuiu para a causa abolicionista que aconteceria dois anos mais tarde, como mostra a imagem da "Revista Ilustrada" da época, apresentada no inicio deste artigo. Dessa forma a Confederação Abolicionista de José do Patrocínio, resolveu eternizar o momento, mandando cunhar esta medalha.

Dados Técnicos da Medalha:
Materiais: Prata e Cobre (quantidade desconhecida).
Tamanho: Oval 37x28 mm (existem exemplares com e sem olhal).
Peso: Prata: 18 gramas e Cobre: 13 gramas.
Gravador: desconhecido.

 


 

Artigo originalmente publicado no Boletim da Sociedade Numismática Paulista número 57, de...

 

Voltar ao índice de   AS MEDALHAS CONTAM A HISTÓRIA DO BRASIL

 
 

Voltar ao topo  
A F S C - Rua dos Ilhéus, 118 sobreloja 9   -   Ed. Jorge Daux   -   CEP 88.010-560 - Florianópolis - SC
Todos os direitos reservados.   Última atualização em setembro/2014