100º ENCONTRO

Na mesa (em 1º plano) da esquerda para a direita: Arno Martin, Bruno Carlos Eberhardt, ?, Luís Cláudio Fritzen, Roberto João Eissler e Curt Donner. Logo atrás, de pé, Luiz Antônio de Oliveira Horn.


Projeto "Fortalezas da Ilha de Santa Catarina" - Edital do Carimbo

A Associação Filatélica e Numismática de Santa Catarina - AFSC, procurando integrar-se ao projeto "Fortalezas da Ilha de Santa Catarina - 250 anos na História Brasileira" e comemorando seu 100º Encontro Estadual de Filatelia e Numismática, tendo por local a cidade de Florianópolis, foi autorizada pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos a colocar em circulação um carimbo alusivo ao Encontro.

Este carimbo retrata detalhes da bateria de canhões e guarita, além de outros elementos temáticos, do lado norte do Forte de São José, localizado no extremo oeste da Praia de Jurerê, na chamada Ponta Grossa.

Construído pelo famoso estrategista militar português, Brigadeiro José da Silva Paes (1679 - 1760), o Forte de São José juntamente com a Fortaleza de Santa Cruz localizada na Ilha de Anhatomirim e o Forte de Santo Antônio estrategicamente edificado na Ilha dos Ratones Grande, todos com construção iniciada em 1740, que teoricamente impediria a invasão da Ilha de Santa Catarina pela Baía Norte.

Objetivando complementar o Sistema Defensivo da Ilha, em 1742 foi iniciada a construção da Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição, mais precisamente na Ilha de Araçatuba e que evitava a entrada de naus invasoras pela Baía Sul.

Com este cinturão de fogo, Silva Paes tencionava manter a Ilha de Santa Catarina, considerada o ponto mais estratégico do Brasil Meridional, como um dos mais importantes baluartes de abastecimento e defesa da frota portuguesa que tinha como destino o Rio da Prata.

Pesquisa e desenho do carimbo: Roberto Wildner.