Página inicial        O que é a AFSC        Vendas sob ofertas        Encontros        Sócios        Como colecionar
 

Associação Filatélica e Numismática de Santa Catarina

C O M O   C O L E C I O N A R

T E L E C A R T O F I L I A

  1. Introdução
  2. Histórico   (Nesta página)
  3. Como colecionar
  4. Formas de expor
  5. Estimativa de dispêndios
  6. Recomendações finais

Histórico
 

A utilização de cartões telefônicos no Brasil ocorre desde 1987 experimentais e de 1992 comerciais. O sistema utilizado é o INDUTIVO, que consiste de um cartão de PVC medindo 8,5 x 5,4 cm, circuito eletrico com 104 pequenas células ou micro fusivéis que teve suas imagens transferidas para o plastico (PVC) por meio de um filme fotopolimerico denominado RISTON e fabricado pela DUPONT ELETRONIC.

Com passar do tempo da ligação telefônica, a leitora do aparelho telefônico vai emitindo pulsos eletricos que queiman os micros fusivéis. Das cento e quatro células, quatro são de controle e informam ao aparelho telefônico se o cartão que está sendo utilizado é de 10,20,35,50,75 ou 90 creditos para ligações locais ou regionais ou de 400 e 800 creditos para ligações internacionais. O Inventor deste sistema foi o Eng. NELSON GUILHERME BARDINI.
Tal sistema já foi exportado para os seguintes Países: Bolivia e China.

Os cartões de teste magnéticos foram testados pela TELEBRÁS, junto com a empresa inglesa Plessey, em 1987. Apesar disso, na foram aprovados, sob a alegação do custo do cartão e dos sistemas de cobrança inerentes à operação dos mesmos e ainda necessitarem alimentação externa. Existem com a figura do Cristo Redentor, do Romário, de um telefone vermelho (com e sem aparecimento de créditos) e ainda a cor verde, com o símbolo da Plesseu, em valores de 20, 40, 10, 200, 400, 500 e 1000 crédito. Da mesma empresa, foi usado um cartão pelos engenheiros da indústria Chorley, na Inglaterra, que embora não fossem colocados a venda,são conhecidos exemplares no reverso com o prefixo BRA indicando uso no Brasil.

Em julho de 1993, foram realizados testes de campo para telefones celular, dentro de ônibus urbano na cidade de Curitiba PR, usando m TP celular e carta magnético da TSG da França. Apresenta a figura de um mapa mundi. O sistema não foi implantado.

Hoje os cartões telefônicos são lançados pelas concessionárias regionais . Vejamos quais são:

TELEAMAZON (Amazonas)
TELEBAHIA (Bahia)
TELEBRASILIA (Brasília)
TELECEARÁ (Ceará)
TELEST (Espírito Santo)
TELEGOIÁS (Goiás)
TELEMIG (Minas Gerais)
TELEPARÁ (Pará)
TELPA (Paraíba)
SERCONTEL e TELEPAR (Paraná)
TELERJ (Rio de Janeiro)
TELERN (Rio Grande do Norte)
TELESC (Santa Catarina)
TELESP (São Paulo)
TELESERGIPE (Sergipe)


 
Voltar ao topo  
A F S C - Associação Filatélica de Santa Catarina - Todos os direitos reservados.
Última atualização em setembro/2005