Página inicial


Boletim Filatélico n. 50
Boletins filatélicos




Anúncios
classificados



Links
selecionados




Caderno
de anotações
O que é a AFSC        Vendas sob ofertas        Encontros        Sócios        Como colecionar
 

Associação Filatélica e Numismática de Santa Catarina

Um recunho muito curioso

Já se vão quase dez anos de quando comecei a criar meus recunhos. Os primeiros foram tímidos, pois acabava de pisar em terreno até então desconhecido. Lembro que até eu mesmo me surpreendia, vendo as novas figuras estampadas nos discos das velhas moedas dos "1.000 réis".

Minha primeira investida foi dispensada à minha empresa, a Balsemão, quando esta participou de um evento em São Leopoldo - uma espécie de exposição, realizada no município, comemorativa a mais um aniversário da cidade, na data de 25 de julho de 1996. Recunhei peças de 2.000 réis de prata, dos anos de 1906/1912, em que, de um lado, lê-se: "Balsemão, oficina de gravações desde 1952". Do outro, o brasão do município com os dizeres: "Exposinos 96 - São Leopoldo - RS". Fizeram sucesso as pratas recunhadas, sendo muito disputadas, tornando naturalmente a peça mais um valor numismático.

De lá para cá, foram surgindo as criações de mais figuras, dando uma nova vida às moedinhas em desuso, tanto que, no ano 2000, atrevi-me a editar um pequeno "ensaio", cujo título foi: "Estudando as Moedas no Ano 2000", em que também falo dos meus trabalhos. Imprimi 500 exemplares, distribuindo-os por todo o Brasil.

Agora, mais recentemente, tive mais uma idéia: fazer algo para brindar meus amigos, como um "recuerdo". Isso me deu bastante trabalho, mas valeu a pena, pois assim nasceu o recunho bimetálico. Usei uma antiga moeda de 1 cruzeiro 1970/1978 - níquel, na parte externa, e uma moeda de 20 centavos 1943/1948 - amarela, na parte interna. Conservei de um lado a mesma figura do 1 cruzeiro, e no outro, usei as palavras: "Balsemão-numismata", tendo ao centro o símbolo da sabedoria (?). Estava criado o recunho muito curioso, cuja imagem estampa o presente artigo. Quantas vou cunhar? Não sei, mas serão poucas, assim como foram todas as anteriores.

Pedro Pinto Balsemão
São Leopoldo, RS

 


Voltar ao índice do Caderno de anotações


 

Voltar ao topo  
A F S C - Associação Filatélica de Santa Catarina - Todos os direitos reservados.
Última atualização em setembro/2005